Blog EB Treinamentos

O que é o BPO (Business Process Outsourcing)?

BPO

O que é o BPO (Business Process Outsourcing)?

O BPO mais conhecido, como terceirização da folha de pagamento é uma medida estratégica adotada por gestores de destaque. Afinal, a grande quantidade de dados e informações atuais exigem tecnologia e soluções eficazes.

Para o departamento de Recursos Humanos, realizar a gestão de pessoas de forma eficaz e ainda cumprir as alterações legais parece ser uma tarefa complicada, mas através do BPO (Business Process Outsourcing) esse trabalho pode ser simplificado e otimizado.

 

Como funciona?

Por muito tempo a folha de pagamento foi um trabalho interno, mas com todas as mudanças que vivemos na legislação brasileira, esse processo passou a exigir cada vez mais dos profissionais da área, tendo que fazer melhor gestão de um trabalho que passa a ser cada dia mais minucioso.

A folha de pagamento não trata somente das remunerações pagas aos empregados, ela envolve também o enquadramento correto nos encargos, que difere em indústria e comércio por exemplo.

Além dos prazos a serem cumpridos com as obrigações acessórias tais como o e-Social, que é a forma de escriturar a folha de pagamento no meio digital.

 

Quais os Principais motivos para terceirizar?

O BPO de folha de pagamento é uma das maneiras mais práticas e assertivas para uma empresa, que deseja ter maior gestão e desempenho do seu RH. Veja os detalhes:

 

  1. Melhoria nos processos e boas práticas

 

Nessa escolha, diversos processos importantes podem ser terceirizados. Por terem funções mais burocráticas e geralmente não relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa, tendem a ser mais bem controlados por empresas especializadas na área. A seguir estão alguns dos processos de transferência:

  • Calcular e processar salários;
  • Cálculo de adiantamento de salário;
  • Rescisão do contrato;
  • Cálculo de férias coletivas ou individuais;
  • Cálculo de 13º salário;
  • Apuração de encargos e emissão de guias.

 

  1. Reduz riscos e passivos trabalhistas

 

Os gestores têm tantos detalhes, burocracias e responsabilidades, é comum que deixe passar alguma informação importante, o que podem gerar passivos trabalhistas no futuro. Dessa forma, a terceirização da folha de pagamento pode eliminar falhas e trazer mais segurança ao processo.

Outros erros comuns incluem atrasos no envio de obrigações acessórias para o sistema governamental. Isso inevitavelmente gera sanções à organização e eventualmente, até prejudicará o orçamento.

Finalmente, alcançamos segurança por meio de experiência e tecnologia avançada. Especialistas em regulamentações trabalhistas, e o software mais recente garantem que todo o processo esteja livre de erros. O serviço integra um conjunto extremamente grande de leis e integra corretamente os cálculos trabalhistas.

 

  1. Aumenta a produtividade da equipe

 

Para qualquer gestor, uma questão muito importante é encontrar formas de desenvolver a empresa em suas atividades fim. Para aumentar a produtividade, é necessário principalmente proporcionar mais tempo de qualidade.

 

O core business (o foco central da organização) deve continuar a trabalhar e melhorar. Nesse caso, o controle da transferência de responsabilidade pela terceirização da folha de pagamento afetará positivamente o tempo de liberação da equipe para focar na lucratividade.

 

Quer investir no BPO na sua empresa? A EB é uma empresa especializada na área trabalhista atuando em treinamentos presenciais, on-line, consultorias e outsourcing.

Faça uma avalição gratuita toque no link e fale com um especialista https://bit.ly/325BxRC-EB-Treinamentos

Artigo escrito por Juliano Oliveira, Professor parceiro na EB Treinamentos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin

Blog EB Treinamentos

Quer ficar por dentro de todas as novidades da EB Treinamentos ?

aahh que pena

Preencha seus dados e nós vamos te avisar quando a próxima turma abrir