Blog EB Treinamentos

eSocial: quando informar empresas sem movimento?

Uma das dúvidas mais comuns no início é se devemos informar empresas sem movimento ao eSocial e quais são os critérios que devemos considerar para essa informação. Neste artigo vamos explicar todas as condições para esse envio!

Empresa x Estabelecimento

Antes de explicarmos quem deve enviar a informação “Sem movimento” ao eSocial é preciso entender a diferença de estabelecimento e empresa no eSocial. Ao contrário da GFIP, onde as declarações são informadas pelo CNPJ completo, o eSocial entende a empresa como CNPJ raiz e o CNPJ completo como um estabelecimento da empresa. Então para o eSocial temos:

Empresa: CNPJ 12.345.678

Estabelecimento: 12.345.678/0001-00

O que é a situação “Sem Movimento”?

Para o eSocial, a situação sem movimento ocorre quando a empresa, ou seja, todos os estabelecimentos, não tem nada a informar no grupo de eventos S-1200 a S-1280. Esses eventos correspondem a:

S-1200 – Remuneração do trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previd. Social;

S-1202 – Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previd. Social;

S-1207 – Benefícios previdenciários – RPPS;

S-1210 – Pagamentos de Rendimentos do Trabalho;

S-1250 – Aquisição de Produção Rural;

S-1260 – Comercialização da Produção Rural Pessoa Física;

S-1270 – Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários e

S-1280 – Informações Complementares aos Eventos Periódicos.

Importante! Deve ser avaliado cuidadosamente as informações desses eventos, pois mesmo que a empresa não tenha empregados, pode ter movimento, como é o caso de empresas que contratam autônomos ou MEIs que prestem serviço hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção e reparo de veículos, dentre outros tipos de situação que possam ser enquadradas nos eventos acima.

Quando informar que a empresa é sem movimento?

A informação deve ser enviada na primeira competência em que ocorrer, inclusive no início da obrigatoriedade da terceira fase e, caso a situação persista, deverá ser informada na competência janeiro de cada ano. Além disso, primeiro mês de envio da DCTF Web, caso a empresa não tenha movimento deverá ser entregue também, para que seja possível gerar a DCTF Web sem movimento.

O prazo de envio é até o dia 15 do mês subsequente a competência do fato gerador sem movimento. Caso não seja dia útil, o envio deve ser antecipado para o dia útil imediatamente anterior.

Vamos exemplificar com uma empresa do grupo 2, que esteja sem movimento desde Junho/2018, mas tenha tido faturamento superior a 4,8 milhões em 2017:

Início da 3ª fase: Janeiro/2019

Início da DCTF Web: Abril/2019 (por conta do faturamento em 2017)

Confirmação anual: Competência Janeiro, enquanto persistir a situação

Quem deve entregar?

Todas as empresas já obrigadas a fase 3 do eSocial devem fazer o envio do evento S-1299 com a informação sem movimento. A exceção é o Microempreendedor Individual, o MEI, que não tenha empregados, que está dispensado do envio do evento, em razão de legislação específica.

Como transmitir a situação “Sem movimento”?

 É possível transmitir o evento S-1299 através do sistema de folha de pagamento ou através do portal web. Caso o evento seja transmitido via sistema, o xml deverá conter o indicativo N nas tags: {evtRemun}, {evtPgtos}, {evtAqProd}, {evtComProd}, {evtContratAvNP} e {evtInfoComplPer} e na tag {compSemMovto} a primeira competência na qual não houve movimento.

Para fechar pelo portal web, é necessário acessar o menu Folha > Gestão da Folha e na competência desejada clicar em Encerrar Folha:

Na tela de encerramento preencha as informações do responsável pelo fechamento e selecione “Não” para todas as perguntas. Informe também a primeira competência na qual a empresa deixou de ter movimento, considerando o início do eSocial.

Após salvar o evento “sem movimento” a folha esta encerrada e só será necessário informar ao eSocial na competência Janeiro do ano seguinte.

EFD Reinf e DCTF Web sem movimento

 Além do eSocial, as empresas obrigadas a EFD REinf e a DCTF Web devem informar a declaração sem movimento nessas duas obrigações.

A EFD Reinf segue, em regra, o mesmo cronograma da folha de pagamento no eSocial, então as empresas devem fazer o envio do evento R-2099, quando não tiverem nada a declarar nos eventos:

R-2010 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Tomados;

R-2020 – Retenção Contribuição Previdenciária – Serviços Prestados;

R-2030 – Recursos Recebidos por Associação Desportiva;

R-2040 – Recursos Repassados por Associação Desportiva;

R-2050 – Comercialização da Produção por Produtor Rural PJ/Agroindústria e

R-2060 – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB.

O envio deve ser feito na primeira competência em que a empresa deixar de ter movimento, no início da obrigatoriedade da EFD Reinf, no início da obrigatoriedade da DCTF Web e em janeiro de cada ano, enquanto perdurar a situação.

A DCTF Web, por sua vez, engloba as declarações enviadas ao eSocial e a EFD Reinf. Sendo a empresa sem movimento em ambas as declarações será gerada uma DCTF Web sem movimento, que deve ser transmitida até o dia 15 do mês subsequente a competência.

Então, se em Janeiro/2020, por exemplo, a empresa declarar que não possui movimento no eSocial e nem na EFD Reinf, se já estiver obrigada a DCTF Web, deverá fazer a transmissão desta declaração também. Para as empresas desobrigadas do envio, será gerada a declaração, mas não será permitido transmitir.

Assista esse vídeo e entenda mais as regras da EFD Reinf e da DCTF Web sem movimento.

 

Como vimos, o eSocial possui bastante regras e o profissional de departamento pessoal deve estar sempre muito atento para que consiga cumprir todas as obrigações. A EB Treinamentos tem uma grande quantidade de conteúdos gratuitos para lhe auxiliar. Conheça nosso canal no YouTube e esteja sempre atualizado.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on linkedin

Blog EB Treinamentos

Quer ficar por dentro de todas as novidades da EB Treinamentos ?

aahh que pena

Preencha seus dados e nós vamos te avisar quando a próxima turma abrir